Ensino

Silvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, fala sobre agressões linguísticas em conferência do Ieat

Conferência será realizada no próximo dia 21

Sílvia Melo-Pfeifer pesquisa abordagens na educação em línguas e na formação de professores
Sílvia Melo-Pfeifer pesquisa implicações do 'nativespeakerism'Foto: divulgação

A UFMG receberá, no dia 21 de março, a professora Silvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Ela é convidada para ministrar a grande conferência Nativespeakerism e microagressões linguísticas em aula de língua de acolhimento, realizada no âmbito do programa Cátedra Fundep/Ieat, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. A atividade terá lugar no auditório A104 do CAD 2, a partir das 9h. O evento é aberto ao público, e as inscrições são feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Para emissão de certificados, é necessário efetuar a inscrição e assinar a lista de presença no dia do evento.

A conferência vai apresentar estudo comparativo entre o contexto do ensino do português brasileiro e do alemão, tidas como línguas de acolhimento, relacionados ao nativespeakerism. O termo refere-se à ideologia segundo a qual os professores nativos de uma determinada língua seriam portadores de uma cultura superior, tendo vantagem no desenvolvimento de ideais e de metodologias de ensino desse idioma.

Nativismo linguístico
Durante a apresentação, Silvia Melo-Pfeifer pretende explorar diversos aspectos relacionados ao ensino de línguas de acolhimento e às dinâmicas ideológicas envolvidas nesse contexto. Para isso, vai analisar como ideologias monolíngues, relacionadas ao ideal de nativespeakerism, estão ou não presentes e se são (re)produzidas em aula de língua de acolhimento, para populações escolares migrantes e refugiadas, no Brasil e na Alemanha.

Acerca da (re)produção de ideologias em competências linguísticas, a conferência também vai debater as tensões que a revestem, como a presença da correção linguística e sotaque no discurso de educadores da língua de acolhimento.

“Acreditamos que este estudo nos permitirá compreender como se (re)constrói a identidade linguística de uma população escolar particularmente vulnerável nos dois contextos, em que muitas das microagressões analisadas são autoinfligidas, devido à interiorização e reprodução de ideologias linguísticas dominantes e de preconceitos linguísticos”, destaca Silvia Melo-Pfeifer.

Sobre a catedrática
Sílvia Melo-Pfeifer é licenciada em ensino de Português e Francês e doutora em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Catedrática da Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Hamburgo, ela se dedica ao estudo da utilização de abordagens artísticas na educação em línguas e na formação de professores, ao recurso a abordagens plurilíngues na sala de aula e ao ensino-aprendizagem de línguas de herança e de acolhimento.

Pfeifer é integrante dos grupos de investigação Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro, em Portugal, e Literacy in Diversity Settings (Lids), na Universidade de Hamburgo.

Na UFMG, a catedrática terá o apoio de sua anfitriã, a professora Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras (Fale), coordenadora das atividades da cátedra durante a visita.