Extensão

Sistema de gestão da extensão ganha novas funcionalidades

Modernização do Siex, iniciada em 2019, acumula 109 requisitos conforme demanda da comunidade acadêmica

Consulta realizada a estudantes, técnico-adminsitrativos e docentes, em parceria com os Cenex
Consulta realizada a estudantes, técnico-adminsitrativos e docentes, em parceria com os Cenex Foto: Eduardo Maia | Proex/UFMG

O Sistema de Informação da Extensão (Siex), da Pró-reitoria de Extensão, concluiu mais uma etapa do seu processo de modernização, que totaliza 109 requisitos desenvolvidos e implementados desde o início da reformulação, em 2019, conforme demandas apresentadas pelos estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes das unidades acadêmicas e especiais que contam com centros de extensão (Cenex).

“As sugestões reunidas para esta etapa resultaram no desenvolvimento de um conjunto robusto de melhorias que refletem diretamente na experiência dos usuários", explica o  gestor da Diretoria de Apoio à Gestão da Pró-reitoria de Extensão (Dage), Douglas Coelho.

Entre as novas funcionalidades está a retomada da permissão dos servidores técnico-administrativos para inserção de informações no Sistema e a possibilidade de o coordenador de projeto delegar a edição de dados para até dois membros da equipe. Também foram implementados aprimoramentos na usabilidade, ajustes nas informações registradas e a criação de novos relatórios para acompanhamento das atividades, garantindo conformidade com o conjunto normativo da extensão, aprovado pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

Plataforma dinâmica
Segundo a diretora de Apoio à Gestão da Extensão (Dage/Proex), Gleide Avelar, a expectativa é que a reformulação do Siex seja concluída no primeiro semestre de 2025. No entanto, ela pondera que “o Siex é uma plataforma dinâmica, que requer constante evolução para atender às demandas da comunidade universitária e demais usuários”. 

O processo de reformulação do Sistema teve início em 2019, numa parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A primeira grande atualização, correspondente à versão 5.0, foi lançada em fevereiro de 2023 e apresentada aos centros de extensão em março do mesmo ano.  

No site da Proex, é possível consultar orientações de uso do Siex. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail siex@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4062.