Reencontro com o Cristo: após 20 anos, Cecor volta a restaurar crucifixo de Lula
Reportagem da TV UFMG mostra o passo a passo desse segundo trabalho, documenta as ações do tempo na imagem e revela transformações de técnicas e processos
O Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da UFMG recuperou pela segunda vez a escultura do Cristo Crucificado que pertence ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O crucifixo, que acompanhou o presidente em seus dois primeiros mandatos, foi recolocado em julho no gabinete do Palácio do Planalto.
Reportagem da TV UFMG documenta todas as etapas minuciosas do processo de restauração realizado de fevereiro a julho deste ano. A equipe do Cecor constatou que os principais problemas na obra, desenvolvidos após sua primeira restauração em 2003, estavam relacionados à perda da coloração da imagem, à ocorrência de fissuras nos braços e a alguns desnivelamentos na repintura da madeira.
Após essa etapa de avaliação, a peça passou por processos de higienização e remoção de intervenções anteriores, procedimentos de raio-x, diversas análises para quantificação de compostos, reintegração cromática e ganhou novo suporte para fixação do crucifixo na parede.
Ações do tempo
Esse reencontro, 20 anos depois da primeira restauração, é considerado pela equipe do Cecor como uma oportunidade não apenas para avaliar as ações do tempo na peça, mas também para perceber modificações que transformaram técnicas e processos científicos referentes à conservação e à restauração. A professora Alessandra Rosado, diretora do Cecor, era estudante de mestrado quando participou da primeira recuperação do crucifixo, no início dos anos 2000. Ao relembrar as metodologias de análise da época, a professora mostra como elas foram importantes para a revitalização da peça. As tecnologias disponíveis hoje nos laboratórios do Cecor atestam o acerto de vários processos usados na época, ampliam os ganhos e abrem novas possibilidades.
Assista ao vídeo:
Equipe: Olívia Resende (roteiro e direção), Flavia Moreira, Laura Bragança, Olívia Resende, Soraya Fideles (produção e reportagem), Lucas Tunes, Ângelo Araújo, Samuel Vale, Ravik Gomes (imagens) e Marcelo Duarte (edição de imagens)