Professores debatem desafio de ensinar português a crianças estrangeiras
Evento ocorre nesta quarta, na Faculdade de Letras
Em busca de melhores condições de vida e de oportunidades, famílias oriundas de outros países têm imigrado para o Brasil. Não é raro encontrar alunos estrangeiros nas salas de aula das escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por esse motivo, os professores de português estão diante de um novo desafio: como ensinar o idioma para alunos que têm outra língua materna? Esse assunto orienta o ciclo de debates Ensino de Português como Língua de Acolhimento (Plac). O segundo encontro da série ocorre nesta quarta-feira, 29, no Auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale).
O professor da Fale Leandro Diniz, um dos coordenadores do ciclo, alerta para o fato de que um aluno com baixa proficiência em português terá dificuldades de interagir com seus colegas e professores, comprometendo sua inclusão e aprendizagem. “É uma realidade que põe uma série de desafios porque, geralmente, a formação dos docentes é focada no ensino de falantes da língua portuguesa”, argumenta Diniz.
No encontro, será realizada a mesa Da teoria à prática: experiências de professores de Plac no ensino básico, em que professoras e pesquisadoras que atuam nesse ambiente vão compartilhar suas vivências.
O encontro é aberto a todos os interessados. As inscrições, realizadas por meio de formulário on-line, são gratuitas, e serão emitidos certificados de participação. A programação prevista para a manhã, das 8h às 11h, e para a tarde, das 13h30 às 16h30, é similar.
O ciclo de debates é uma parceria da Fale com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail praticaspla@gmail.com.