Ceale UFMG discute alfabetização e letramento de crianças cegas
Professora Kátia Regina da Silva, da Unifesspa, falou sobre o tema no programa Conexões
A formação de uma criança é um tema de extrema importância. É necessário que os métodos de ensino sejam discutidos constantemente para que a comunidade escolar e os familiares dos alunos estejam sempre atentos a questões pertinentes ao tema.
Quando se trata de uma criança cega, alguns outros cuidados a mais devem ser tomados para que ela cresça com um ensino de qualidade e com condições de exercer sua cidadania. Pensar nos processos de alfabetização e letramento de crianças cegas é, portanto, essencial para que professores auxiliem alunos com deficiência numa sociedade ainda pouco inclusiva.
O Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG, aborda esse assunto na palestra Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares, ministrada pela professora e pesquisadora Kátia Regina da Silva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Nesta terça-feira, 19, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, conversou com a professora Kátia Regina da Silva sobre o tema.