Institucional

Cedecom UFMG seleciona bolsistas de graduação e pós-graduação

Estudantes da Fafich, Fale e EBA podem concorrer às vagas; valores são R$ 900 (graduação) e R$ 2,1 mil (pós-graduação)

O Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG está com vagas abertas para bolsistas de graduação e de pós-graduação. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 30. As entrevistas serão realizadas de 1º a 4 de outubro.

O resultado será publicado no dia 7. A previsão para o início das atividades é imediata.

São duas bolsas para a graduação e uma para a pós-graduação. Além de ocupar as vagas disponíveis, os processos seletivos vão formar cadastro de reserva com vistas ao preenchimento de vagas futuras. A bolsa é de R$ 900 para estudantes de graduação e de R$ 2,1 mil para pós-graduandos.

As bolsas são isentas de Imposto de Renda e não contam com auxílios, como vale-transporte etc. Elas têm vigência de seis meses e, a depender do interesse do bolsista e da disponibilidade do Cedecom, podem ser prorrogadas por até dois anos.

Vagas
A vaga para a pós-graduação é destinada a alunos dos programas de pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Podem se inscrever alunos dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). O bolsista realizará atividades variadas de pesquisa e de estruturação de projetos institucionais.

O detalhamento das atividades a serem realizadas pode ser consultado no edital da seleção da pós-graduação. Os critérios para candidatura (processo de inscrição, documentos necessários, modelo de seleção etc.) também podem ser consultados no edital. (A retificação feita posteriormente em relação aos prazos constantes do edital pode ser conferida aqui.)

As vagas de graduação são para as áreas de redação e de criação gráfica. Para a vaga de redação, podem se inscrever alunos dos cursos de Jornalismo, Letras, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Para a vaga de criação gráfica, alunos dos cursos de Cinema de Animação, Design e Publicidade e Propaganda.

Em ambos os casos, é necessário que o graduando esteja cursando do 3º período em diante. O detalhamento das atividades a serem executadas e os critérios para candidatura podem ser consultados no edital da seleção da graduação.

Os processos seletivos constarão de duas etapas: análise de documentos (que inclui carta de intenções) e entrevista, ambas valendo 50 pontos cada. Os candidatos serão classificados e convocados a partir da maior nota obtida.

Em todas as bolsas, são 30h de atividades semanais (prioritariamente presenciais), a serem cumpridas no campus Pampulha.

Ambiente com parte da equipe de redes sociais, vinculada ao Cedecom, órgão responsável pela gestão da comunicação institucional da UFMG
Ambiente com parte da equipe de redes sociais, vinculada ao Cedecom, órgão responsável pela gestão da comunicação institucional da UFMG Foto: Foca Lisboa | UFMG

O que é o Cedecom

O Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) é a principal estrutura de comunicação institucional da Universidade, órgão auxiliar da Reitoria da UFMG. O órgão tem, entre suas atribuições, zelar pela imagem da instituição e contribuir para que os programas, projetos e ações da UFMG nas áreas de ensino, pesquisa e extensão se tornem conhecidos pela sociedade.

Para atingir seus objetivos institucionais, o Cedecom atua por meio de suas mídias e serviços oferecidos à comunidade acadêmica, em uma perspectiva integrada. Integram o órgão plataformas como a Rádio UFMG Educativa, a TV UFMG, o Núcleo de Redes Sociais e a Agência de Notícias, responsável pelo conteúdo noticioso veiculado no Portal da Universidade.