Quarta, às 14h: engenharias e ciências exatas discutem planejamento de retorno das atividades
A terceira edição da série de fóruns on-line que a UFMG está promovendo para debater a retomada das atividades acadêmicas será realizada nesta quarta-feira, 24 de junho de 2020, a partir das 14h. Desta vez, professores e estudantes farão uma análise das condições dos cursos das áreas de engenharia e ciências exatas. O evento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, com tradução em Libras.
O Fórum terá dois blocos. O primeiro reunirá experiências e impressões de docentes que já produziram videoaulas e material que pode ser usado no ensino remoto. Os relatos serão feitos pelos professores Luiz Antônio Aguirre, Ernani Sales, ambos da Engenharia, Lucas Lages e Renato Antônio Celso, dos departamentos de Física e Ciência da Computação, respectivamente.
No segundo bloco, os discentes Guilherme Ximenes, do curso de Engenharia de Sistemas, e Thomas Carrieri, de Matemática, vão expor a visão dos estudantes sobre o momento. A mediação será feita pela professora Cristina Alvim, presidente do Comitê Permanente para Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG.
A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, que fará a abertura do encontro, explica que a situação imposta pela pandemia de Covid-19 obrigou a UFMG a estruturar um plano de ação emergencial para apoiar a comunidade na preparação para o retorno das atividades acadêmicas. “Os fóruns on-line integram essas ações e, mesmo abordando questões e situações específicas das áreas do conhecimento, constituem espaço privilegiado para troca de experiências em relação a diferentes estratégias pedagógicas que podem ser incorporadas por outras áreas e cursos, favorecendo, inclusive, a identificação de possibilidades de ações interdisciplinares”, afirma.
Ainda segundo a pró-reitora de Graduação, os fóruns também são espaço de diálogo com os estudantes UFMG, “que têm contribuído significativamente com suas avaliações, experiências e propostas".
Os fóruns são realizados no âmbito do Programa Integração Docente, parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz), o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa é apoiada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).
O Programa promove ações de formação para os docentes destinadas ao uso das tecnologias digitais no ensino, como oficinas, minicursos, fóruns on-line e webinars, além de disponibilizar tutoriais e guias de apoio tecnológico. Mais informações estão disponíveis no site do Programa.