CineClássico Quarentena: programação de março é dedicada à comédia muda
O CineCentro de março indica filmes da era de ouro da comédia muda, um dos primeiros e mais populares gêneros do cinema mundial. Esse tipo de produção, também conhecido como "comédia pastelão”, consistia em sequências de perseguições alucinadas, com uma série de acrobacias, sucessão de gags (ações visuais engraçadas), cenários que desafiavam a realidade e uso de atores de aparência pouco convencional.
O gênero costuma ser associado a três grandes atores: Charlie Chaplin (1889-1977), Buster Keaton (1895-1966) e Harold Lloyd (1893-1971). Entretanto, outros comediantes foram bem populares no período, como Max Linder, Larry Semon, Harry Langdon, Roscoe Arbuckle, Billy Bevan e as atrizes Mabel Normand e Mary Pickford.
O CineClássico Quarentena concebeu a Mostra comediantes mudos para que as novas gerações tenham acesso a filmes de atores pouco conhecidos, pois muitas películas se perderam pela ação do tempo, e vários desses comediantes não se adaptaram ao sistema sonoro do cinema. A dificuldade de localizar vídeos no formato on-line limitou a concepção da mostra, pois muitas produções valorizadas não estão disponíveis.
A mostra está organizada por ator, e o link de cada filme está sobreposto em sua respectiva ficha técnica:
Max Linder (1883-1925)
Sete anos de azar (Seven years bad luck). Comédia, 1921, EUA. Direção de Max Linder. P&B, 62’, livre
Max (Max Linder), um homem supersticioso, está prestes a se casar, mas teme que sua sorte mude por ter quebrado um espelho. Ao tentar escapar de situações perigosas, ele acaba se metendo em outras confusões.
Larry Semon (1889-1928)
O empregado de mercearia (The grocery clerk). Comédia, 1919, EUA. Direção de Larry Semon. P&B, 27’, livre.
Big Ben (Larry Semon) tem a maior loja da cidade de New Ralgia. O seu melhor empregado de mercearia está apaixonado pela chefe do posto dos correios. Os três envolvem-se em uma série de contratempos com os seus clientes e com o galã da cidade.
Harry Langdon (1884-1944)
Calças compridas (Long pants). Comédia, 1927, EUA. Direção de Frank Capra. P&B, 59’, livre.
Harry Shelby (Harry Langdon) recebe seu primeiro par de calças compridas e se apaixona por uma perigosa contrabandista chamada Bebe. Quando Bebe é presa, Harry decide resgatá-la, mas, para fazer isso, deve romper seu casamento com Priscilla, namorada de infância.
Roscoe Arbuckle (1887-1933)
A garagem (The garage). Comédia, 1920, EUA. Direção de Roscoe "Fatty" Arbuckle. P&B, 25’, livre).
Fatty (Arbuckle) e o seu assistente Buster (Keaton) trabalham como mecânicos e destemidos bombeiros. Num dia fatídico, entre várias peripécias, um incêndio devora a garagem onde trabalham.
Mabel Normand (1892-1930)
Carlitos no hotel (Mabel's strange predicament). Comédia, 1914, EUA. Direção de Mabel Normand. P&B, 17’, livre).
Carlitos (Charlie Chaplin) entra bêbado em um hotel, onde encontra Mabel (Mabel Normand). Juntos, eles provocam a maior bagunça entre os hóspedes. Mabel tenta se esconder em um dos quartos e é descoberta por uma esposa ciumenta.
Billy Bevan (1887-1957)
A bola de cristal (The crystal ball). Comédia, 1926, EUA. Direção de Del Lord. P&B, 13’, livre).
Confundido com um detetive particular, Billy (Billy Bevan) está quase perto, ou não, de desvendar a trilha de um rubi roubado.
Mary Pickford (1892-1979)
Sua vida pelo seu amor (Little Annie Rooney). Comédia, 1925, EUA. Direção de William Beaudine. P&B, 94’, livre).
Os cortiços abrigam uma comunidade internacional, incluindo os amigos e familiares de uma jovem durona e maltrapilha chamada Annie Rooney (Mary Pickford). Sua vizinhança parece ameaçada por uma gangue de rua potencialmente perigosa.