Professor da UFMG lança livro Laboratório de ensino de gramática em live
André V. Lopes Coneglian, professor da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lança, no dia 24 de agosto, o livro Laboratório de Ensino de Gramática, escrito em parceria com a professora Maria Helena de Moura Neves, referência nos estudos da gramática e história da língua portuguesa, que faleceu em dezembro do ano passado. O lançamento será feito em live, às 19h, no canal do YouTube da Editora Contexto, e contará com a mediação da professora da Fale UFMG Natália Sigiliano.
Sobre a obra
Maria Helena de Moura Neves e André V. Lopes Coneglian trazem nesta obra – a última da grande mestra – uma proposta de ensino que leva o estudante a perceber que sua língua é plural e variada. Assim, ela não só lhe permite construir e verbalizar suas experiências e desejos, mas também lhe fornece instrumentos para agir sobre o mundo, as pessoas e as instituições. Com sugestões de exercícios, o livro traz o essencial em termos teóricos e práticos para que o futuro professor consiga mostrar de forma efetiva, em sala de aula, o mecanismo gramatical da língua, que produz os significados e obtém os efeitos na linguagem. Livro indispensável para professores e alunos de Letras e cursos afins.
Qual é a gramática que deve ser ensinada na escola? Que tipo de formação teórica é necessária para que professores em formação inicial e em formação continuada possam ter um bom desempenho na condução pedagógica das lições escolares no ensino da gramática? As respostas para essas duas perguntas são críticas no estabelecimento de diretrizes para a formação e atualização de professores, bem como para a preparação das lições escolares de gramática. O livro Laboratório de ensino de gramática oferece respostas para essas e outras perguntas que professores, em qualquer nível de formação, possam ter feito em algum momento da sua atuação docente. O Laboratório dá o passo tão reclamado entre teoria e prática, entre um tratamento escolar cientificamente embasado e possivelmente operacionalizável. A obra procede a uma exposição de qual teoria é essa que pode embasar o ensino escolar da gramática, chegando a uma concepção funcional de gramática, segundo a qual a gramática de uma língua organiza as relações (sintaxe), constrói as significações (semântica) e define os efeitos comunicativos (pragmática). Fica estabelecido, assim, o direcionamento metodológico desenvolvido: ir a textos dos mais diversos gêneros discursivos e fazer os alunos verificar a gramática da língua operando na construção dos significados. Nessa direção é que o Laboratório apresenta sugestões de atividades tanto para estudantes universitários quanto para estudantes da educação básica.
Mais informações podem ser encontradas na página da Editora.