Ipead/UFMG: confiança do consumidor de Belo Horizonte tem forte queda em agosto

O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), calculado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG, passou por queda significativa. Em agosto, registrou baixa de 7,92% em relação ao mês anterior. O índice agora marca 39,09 pontos em uma escala de 0 a 100. O estudo completo pode ser verificado no site do Ipead.

A variação negativa do ICC-BH neste mês é explicada pela piora na percepção da população em cinco dos seis componentes do índice: Inflação (-18,55%); Emprego (-15,94%); Pretensão de Compra (-14,27%); Situação Financeira da Família Atual (-3,48%); e Situação Econômica do País (-3,15%). A percepção da população melhorou somente no item Situação Financeira da Família em Relação ao Passado (2,21%).

A percepção da população em relação aos componentes InflaçãoSituação econômica do país Emprego permanece abaixo de 50 pontos, marco que simboliza a passagem entre pessimismo e otimismo da população a respeito da conjuntura econômica geral e familiar.

A pesquisa conduzida pelo Ipead também apresenta os grupos de bens e serviços que os consumidores planejam adquirir nos próximos três meses. De acordo com os dados, o grupo de Eletrodomésticos (15,98%) e Vestuário e calçados (15,07%) lideram em termos de intenção de compra.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

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Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação IPEAD

3134097110

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