Lançamento de livro sobre mídia, racismos e resistências encerra Novembro Negro na UFMG
A obra ‘Vozes negras em comunicação’ reúne textos de pesquisadores que propõem reflexões sobre questões raciais e práticas comunicativas
O mês de novembro foi marcado por uma série de atividades na UFMG, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Para encerrar a programação do Novembro Negro, será lançado, neste sábado, dia 30, às 14h, o livro Vozes negras em comunicação: mídia, racismos, resistências. O evento será na Quixote Livraria e Café (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte), com a participação de autores da obra.
Organizado pela professora Laura Guimarães Corrêa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, o livro é uma realização do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem), liderado por ela. A obra busca fomentar e aprofundar discussões no campo da pesquisa em comunicação, raça e interseccionalidade, por meio de reflexões de intelectuais envolvidos na investigação sobre questões raciais e práticas comunicativas midiatizadas.
“É um momento importante, pois estamos no mês da Consciência Negra, mas é um assunto para ser debatido o ano todo. A obra será útil para os mais diversos públicos, do ensino médio à pós-graduação. Traz uma linguagem acessível, apesar da densidade teórica. Além disso, o livro preenche uma lacuna, pois existem associações e eventos sobre várias temáticas, mas a questão de raça, de racismo, não é um lugar estabelecido de pesquisas em comunicação. Então, queremos chamar mais pessoas para discutir a questão”, comenta a professora Laura Corrêa.
Segundo a organizadora, trata-se de uma proposta transdisciplinar, com o envolvimento de pessoas reconhecidas em diversos campos do saber, uma vez que a publicação traz capítulos de pesquisadores da comunicação social e também de áreas afins, como a ciência política, a pedagogia, a sociologia, entre outras. Os textos tratam de temas e conceitos diversos, como identidades e representações, pensamento decolonial, paradigma interseccional, racismos e antirracismos, táticas criativas, políticas e estéticas de resistência, imprensa negra, publicidade, ambivalências das imagens e representações na mídia tradicional.
Publicado pela editora Autêntica, Vozes negras em comunicação integra a coleção Cultura Negra e Identidades, que publica títulos de diversas áreas do conhecimento que abordem a questão étnico-racial no Brasil e na diáspora. O livro tem um texto de apresentação da professora emérita Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a qual coordena a referida coleção. Também tem um texto de apresentação da professora Vera França, referência nos estudos na área de comunicação.
Conteúdo do livro:
- Prefácio – Claudia Bernard
- Por um olhar opositor e um agir impedante – Laura Guimarães Corrêa
- Mídias, racismos e outras formas de destituição: elementos para o reposicionamento do campo da comunicação – Rosane Borges
- Racismo e orientalismo: o papel da mídia – Shakuntala Banaji
- Semioses decoloniais: afrofuturismo, performance, e o colapso do privilégio branco – Maria Aparecida Moura
- As vozes de mulheres negras em três tempos – Cristiano Rodrigues e Viviane Gonçalves Freitas
- Jornalistas negros: como a experiência da negritude pauta a atuação nas redações em Minas Gerais – Márcia Maria Cruz e Edilene Lopes
- O amor tem cor? O uso do Facebook como estratégia de letramento racial e de reexistência – Rodrigo Ednilson de Jesus
- “É a representação da miscigenação, parem de problematizar”: o racismo na circulação midiática da campanha de natal Chester Perdigão – Pablo Moreno Fernandes
- Publicidade tombamento: entre as tentativas de refletir e refratar a realidade racial brasileira na mídia – Francisco Leite e Angélica M. Souza
- “Feminismo das preta”: tensões, conflitos e negociações nas enunciações do rap – Lucianna Furtado e Elton Antunes
- “Quem tem um não tem nenhum”: solidão e sub-representação de pessoas negras na mídia brasileira – Laura Guimarães Corrêa e Mayra Bernardes